Logotipo da Alude
Blog
Riscos de alugar imóvel para igreja: Descubra a verdade
Gestão de aluguel

Riscos de alugar imóvel para igreja: Descubra a verdade

Pensando em alugar um imóvel para uma igreja? Antes de fechar negócio, é bom entender os riscos envolvidos e como a Lei do Inquilinato pode proteger sua imoiliária e o locador. Vamos descomplicar esse assunto e mostrar que, com as precauções certas, essa locação pode ser tão vantajosa quanto qualquer outra!

Foto Perfil Autor Zé Fagotti
Escrito por Zé Fagotti
30 Ago 2024·
4 min de leitura

💡 Principais conclusões

  1. A principal preocupação das imobiliárias e locadores é em caso de inadimplência. A grande maioria acredita se uma igreja não pagar o aluguel, o locador fica de mãos atadas.
  2. No fim das contas, os riscos de alugar para igrejas são semelhantes aos de qualquer locação não-residencial. Já que, fora algumas exceções, o processo de despejo segue o mesmo prazo de 30 dias aplicável a qualquer locatário.
  3. Os riscos de alugar imóvel para igreja são baseados em preconceitos e desinformação. Alugar para instituições religiosas segue os mesmos procedimentos legais de qualquer outra locação. E para evitar inadimplência ou despejo, você precisa fazer uma análise profunda do inquilino.

E aí, meu corretor! Já ouviu falar dos riscos de alugar imóvel para igreja? Pois é, esse assunto rola por aí, mas nem todo mundo explica direito.

No fim das contas, muita gente fica com o pé atrás na hora de fechar um contrato de aluguel com uma entidade religiosa.

As maiores preocupações são inadimplência e a dificuldade na hora de rescindir o contrato.

Mas será que esses medos têm mesmo fundamento? Bora dar uma olhada na Lei do Inquilinato e descobrir a verdade que ninguém te conta sobre os riscos de alugar imóvel para igreja.

Riscos de alugar imóvel para igreja: o que realmente pode dar errado?

Vamos direto ao ponto: quais são os verdadeiros riscos de alugar imóvel para igreja?

A maior preocupação de quem aluga é a inadimplência. Muita gente acha que, se uma igreja não pagar o aluguel, o locador vai ficar de mãos atadas, sem conseguir resolver a situação.

Mas será que remover uma igreja é realmente mais complicado do que lidar com outros inquilinos?

Esse medo geralmente vem de uma interpretação errada da lei, que diz que o processo de desocupação pode levar até 1 ano.

Mas calma lá! Essa regra se aplica a casos específicos, e não é exatamente o bicho de sete cabeças que pintam por aí.

Vamos entender melhor essa questão e descobrir o que pode ou não dar errado.

O que diz a Lei do Inquilinato sobre locação para igrejas?

O que diz a Lei do Inquilinato sobre locação para igrejas?
Visualizar

Quando o assunto é os riscos de alugar imóvel para igreja, a confusão geralmente começa porque a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91) tem um artigo específico para esse tipo de locação.

O Artigo 53 da lei diz que o contrato com igrejas só pode ser rescindido em duas situações principais:

  1. Quando o imóvel precisa passar por obras autorizadas pelo poder público que aumentem a área útil em pelo menos 50%.
  2. Quando ocorrem as situações previstas no Artigo 9º, que incluem:
    • Mútuo acordo entre as partes.
    • Infrações legais ou contratuais.
    • Falta de pagamento do aluguel e outros encargos.
    • Necessidade de reparos urgentes exigidos pelo Poder Público, que não podem ser realizados com o locatário no imóvel, ou que podem, mas o locatário se recusa a permitir.

Esses pontos quebram o mito de que é impossível remover uma igreja inadimplente.

💡 Se a igreja não pagar o aluguel, ela pode ser despejada como qualquer outro inquilino.

O que muitos pensam é que a igreja sempre tem 1 ano para desocupar o imóvel. Isso porque o Artigo 63, que trata do despejo, menciona um prazo maior para algumas situações específicas, como grandes reformas.

💡 Fora essas exceções, o processo de despejo segue o mesmo prazo de 30 dias aplicável a qualquer locatário.

Na prática, os riscos de alugar imóvel para igreja são parecidos com os de qualquer outra locação não-residencial.

O segredo é conhecer a legislação e aplicá-la de forma correta. Com um bom contrato e sabendo usar a lei a seu favor, alugar para igrejas pode ser uma oportunidade estável e lucrativa.

Vantagens de alugar para igrejas

Vantagens de alugar para igrejas
Visualizar

Agora que já falamos dos possíveis riscos de alugar imóvel para igreja, vamos virar o jogo e destacar as vantagens.

Primeiro, igrejas tendem a ser inquilinos estáveis e comprometidos, muitas vezes se estabelecendo no local por prazo maior. Isso significa menos rotatividade e mais segurança para o locador.

Além disso, igrejas costumam zelar pelo imóvel, mantendo-o em boas condições para receber seus fiéis.

Outro ponto positivo é a previsibilidade nos pagamentos, já que a maioria das igrejas trabalha com orçamentos bem planejados.

Por fim, ao contrário do que muitos pensam, as igrejas podem ser inquilinos exemplares.

Com um contrato bem estruturado, garantias locatícias bem definidas e uma relação de confiança, alugar para igreja pode ser bastante lucrativo.

Como eliminar os riscos de alugar imóvel para igreja

Como eliminar os riscos de alugar imóvel para igreja
Visualizar

Depois de explorar os riscos, as proteções legais e as vantagens, uma coisa fica clara. Os riscos de alugar imóvel para igreja são baseados em preconceitos infundados ou desinformação.

Alugar para instituições religiosas segue os mesmos procedimentos legais de qualquer outra locação.

E assim como qualquer outra locação, para evitar inadimplência ou despejo, você precisa fazer uma análise profunda do inquilino.

Por isso, a nossa ferramenta de análise de ficha é indispensável para todas as imobiliárias.

Com ela, você faz uma avaliação completa do perfil do candidato à locação, identificando possíveis riscos antes mesmo de assinar o contrato. Olha só como é fácil e rápido!

Dívidas, endereços, telefones, onde já trabalhou, estimativa de renda, patrimônio e até antecedentes judiciais em tribunais de todo o Brasil. Tudo isso é entregue em segundos, em um relatório bonito e bem organizado, usando apenas um CPF ou CNPJ.

💡 Clique aqui para fazer um teste grátis. É rapidão e pode eliminar de vez os riscos de alugar imóvel para igreja ou qualquer outro indivíduo.

Sobre a Alude

A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.

Foto Perfil Autor Zé Fagotti
O autor

Zé Fagotti

Zé Fagotti é redator na Alude. Especializado em redação criativa pela Redhook School e apaixonado por empoderar profissionais através do conhecimento prático. Com mais de 10 anos de experiência na web, Zé já produziu diversos blogs, programas de rádio, TV, colunas de revistas e agora demonstra essa paixão escrevendo artigos que ajudam a Alude na missão de descomplicar mercado imobiliário para corretores, imobiliárias e administradores de imóveis. Ele domina a arte de traduzir leis complexas em linguagem simples e acessível, além de trazer estratégias imobiliárias e dicas de gestão de aluguel, transformando o conhecimento em uma ferramenta poderosa para o sucesso dos seus leitores. Nas horas vagas o Zé não desgruda do seu filho Inácio e se você não encontrar ele escrevendo ou com o bebê, provavelmente ele deve estar no tatame treinando karatê.

Compartilhe este post