A taxa de religação de água é uma armadilha escondida que pode gerar brigas épicas entre locador e locatário. Não deixe esse detalhe virar um pesadelo na sua gestão! Saiba de quem é a responsabilidade e evite erros no contrato.
E aí, corretor! Quando a primeira conta de água chega na caixinha de correio ou no e-mail do novo inquilino, ele sempre se assusta com o valor da fatura.
Essa é mais um daqueles casos comuns que acaba gerando um desconforto básico entre locador e locatário.
O valor acima do normal na primeira mensalidade do serviço geralmente inclui a taxa de religação de água. Quem paga por isso?
O locatário acha que é o dono do imóvel quem deve arcar com isso. O locador garante que o custo é do inquilino. E no meio disso tudo, sobra para você, corretor, resolver a confusão.
Mas calma, não precisa virar juiz nessa disputa. Com a Lei do Inquilinato na manga e um pouco de jogo de cintura, dá pra resolver essa questão e deixar todo mundo feliz. Ou pelo menos conformado.
Neste artigo, vamos ver quem paga a taxa de religação de água e outras contas de consumo. Além disso, vamos ver como evitar esses dramas e as melhores formas para conduzir isso sem perder a classe. Bora desenrolar?
Faça cobranças, reajustes e repasses automáticos. Dimob simplificado, além de relatórios completos com todas as movimentações financeiras.
Faça um teste grátisAntes de pensamos sobre quem paga a taxa de religação de água e energia elétrica, precisamos entender o que significa essas taxas.
Imagine que são como um pedágio para reativar o serviço desligado.
É simples. Se a água do imóvel foi cortada, a concessionária vai cobrar essa taxa para religar. Esses dois cenários são os mais comuns:
Quem paga pela taxa de religação de água e outros serviços? É o que vamos ver no próximo tópico.
Segundo o artigo 22 da Lei do Inquilinato, o locador tem a obrigação de entregar o imóvel em condições de uso.
Isso quer dizer que o imóvel precisa estar habitável – portas, janelas, sistema elétrico e hidráulico funcionando.
Muitos locatários podem usar esse artigo como argumento para transferir a responsabilidade de quem paga a taxa de religação de água para o locador.
Mas isso é outro papo.
Essa despesa não é do imóvel, é pessoal. É como assinar a Netflix: quem quer assistir é quem paga. Ou seja, se o locatário vai morar ali, é ele quem deve arcar com essa taxa, já que é ele quem vai usufruir do serviço.
Por isso é essencial que o inquilino transfira as contas de consumo para o seu nome. Dessa forma, a falta de pagamento de um antigo inquilino, não vai impedir a nova ligação para um novo locatário. O antigo morador fica com o débito em seu nome e o novo pode solicitar a religação sem dor de cabeça.
Facilite seu trabalho com o aluguel colocando sua administração de imóveis no piloto automático com cobranças e repasses automatizados.
Faça um teste grátisMas tem uma lei em tramitação que pode mudar isso no futuro! O Projeto de Lei 669/2019 quer proibir a cobrança dessas taxas de religação de água, energia e outros serviços. Ainda não tá valendo, mas é bom ficar de olho, porque pode mudar o jogo.
O segredo, corretor, é deixar essa responsabilidade bem clara no contrato de aluguel. Assim, quando a dúvida bater, você já tá coberto e evita aquele bate-boca desnecessário.
Corretor, vamos combinar. Ninguém quer ser o árbitro numa briga entre locador e locatário. Mas quando o assunto é a taxa de religação de água e quem paga, o seu papel é justamente evitar que isso vire um UFC imobiliário.
Dá uma olha como você pode orientar essa situação sem perder a calma, ou o cliente.
O contrato de locação é seu escudo. Especifique de forma objetiva quem paga a taxa de religação de água é o locatário. Algo como:
"Qualquer despesa necessária para a ativação de serviços como água e energia será arcada pelo locatário."
Essa frase simples já resolve 90% dos conflitos antes mesmo de começarem.
Antes de entregar as chaves, certifique-se de que o imóvel tá 100% habitável.
Nada de canos vazando, torneiras quebradas ou surpresinhas desagradáveis. Isso evita que o locatário confunda a falta de água com problemas estruturais e queira jogar a culpa no locador.
Se o locatário questionar a taxa, explique de forma didática:
"Essa taxa não é do imóvel, é do uso pessoal. Assim como você precisa fazer uma assinatura da internet, precisa ativar os serviços essenciais. É algo que beneficia diretamente você.”
E aproveite para reforçar que as contas de consumo devem ser transferidas para o nome do locatário. Isso evita que contas pendentes bloqueiem religações ou que as dívidas acabem sobrando para o proprietário.
Lembre ao locador que ele deve entregar o imóvel pronto pra morar. Por outro lado, mostre ao locatário que ativar os serviços é como dar o “start” na casa nova: é algo que tá dentro das obrigações dele.
Com essas dicas, você vira o mediador que resolve problemas antes mesmo de eles existirem. Todo mundo fica feliz, e você ainda sai como o herói da história. Não é bom demais?
Com tantos imóveis em sua carteira, é fácil se perder nos detalhes, ainda mais se tiver que distribuir diferentes taxas entre locador e locatário. Mas não precisa ser assim.
Com a Alude, você automatiza a gestão dos seus aluguéis e garante que nem você, nem seus locadores fiquem no prejuízo.
Você pode incluir despesas e encargos fixos ou parcelados nas cobranças de aluguel. O sistema envia as notificações automaticamente por SMS, e-mail e WhatsApp. E ainda atualiza com multa e juros em caso de atrasos.
Com isso você não precisa fazer contas manualmente todo mês e garante que nenhum pagamento seja esquecido.
Além disso, a ferramenta oferece relatórios completos de todas as transações financeiras. Essas informações detalhadas sobre os pagamentos facilitam a prestação de contas.
Parece bom né? Clique aqui e comece teste grátis agora. Simplifique sua gestão de aluguéis com a Alude e foque no que realmente importa.
Comece agora um teste grátis! Crie um contrato em menos de 3 minutos e veja como é simples e rápido.
Faça um teste grátisA Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.
Zé Fagotti é redator na Alude. Especializado em redação criativa pela Redhook School e apaixonado por empoderar profissionais através do conhecimento prático. Com mais de 10 anos de experiência na web, Zé já produziu diversos blogs, programas de rádio, TV, colunas de revistas e agora demonstra essa paixão escrevendo artigos que ajudam a Alude na missão de descomplicar mercado imobiliário para corretores, imobiliárias e administradores de imóveis. Ele domina a arte de traduzir leis complexas em linguagem simples e acessível, além de trazer estratégias imobiliárias e dicas de gestão de aluguel, transformando o conhecimento em uma ferramenta poderosa para o sucesso dos seus leitores. Nas horas vagas o Zé não desgruda do seu filho Inácio e se você não encontrar ele escrevendo ou com o bebê, provavelmente ele deve estar no tatame treinando karatê.