Logotipo da Alude
Blog
Qual a documentação para alugar imóvel?
Gestão de aluguel

Qual a documentação para alugar imóvel?

Com a correria do dia a dia, fica difícil lembrar de toda a documentação necessária para alugar um imóvel. Não se preocupe, pois nós preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, com as listas necessárias para a locação de imóveis residenciais e comerciais. Confira!

Renato J. Lopes
Escrito por Renato J. Lopes
01 Abr 2024·
4 min de leitura

💡 Principais conclusões

  1. A documentação necessária para locação comercial é diferente da locação residencial, porém segue uma estrutura semelhante.
  2. A comprovação de renda pode ser feita de diversas formas, de acordo com o perfil do candidato.
  3. Todo contrato de locação precisa de uma garantia, que pode ser fiador, caução, seguro garantia ou título de capitalização.

Na hora de fechar uma locação, o cliente sempre pergunta quais são os documentos necessários para realizar o contrato. Muitas vezes na correria, acabamos não lembrando tudo de cabeça e faz parte, afinal de contas, você tem muitas coisas pra fazer na operação. Mas, não se preocupe. Neste texto vamos listar a documentação para alugar um imóvel com detalhes.

Assim, você não precisa toda vez ficar lembrando, mas pode conferir com a gente na nossa lista.

A documentação é diferente na locação comercial e na residencial. Cada uma possui documentos exigidos para a validade jurídica do contrato. Vamos conferir abaixo o que cada tipo de locação pede.

gif oprah pensando qual documentação para aluguar imóvel
Visualizar

Documentação para locação de pessoa física

Na locação de imóvel para pessoa física, os documentos visam comprovar a identidade, o estado civil e as condições de pagar o aluguel do futuro inquilino. Para isso, o locador deve apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia dos documentos de registro civil e CPF. Se o cliente for casado(a), também precisará apresentar do(a) cônjuge;
  • Se morar de aluguel, os três últimos comprovantes do pagamento;
  • Comprovante de estado Civil: Certidão de Nascimento/Casamento/Divórcio/ ou óbito do cônjuge;
  • Comprovante de Renda dos últimos três meses, que precisa ser superior a três vezes o valor total de aluguel + encargos;
  • Última declaração do Imposto de Renda e o recibo de entrega;

Documentação para locação de pessoa jurídica

Para a locação de imóvel como pessoa jurídica, exige mais documentos. O que também exige que alguns papéis sejam assinados e carimbados por um contador com número de CRC (Conselho Regional de Contabilidade). A lista de comprovantes exigidos é a seguinte:

  • Cópia do CNPJ e da Inscrição Estadual;
  • Comprovante de endereço da empresa;
  • Contrato Social e última alteração contratual;
  • Último balanço e dois últimos balancetes;
  • Última declaração de Imposto de Renda e o recibo de entrega;
  • As 6 últimas DARFs de COFINS ou DAS, com os respectivos comprovantes de pagamento;
  • Cópia da identidade e do CPF dos sócios, além de comprovante de residência de cada um;
  • No caso de ter imóveis, veículos ou outro bem no nome da empresa, apresentar os documentos que comprovem a titularidade.

Como comprovar a renda para alugar imóvel?

A comprovação de renda pode ser feita de diversas formas, dependendo do perfil de quem vai fazer a locação.

  • O assalariado pode comprovar a renda com a cópia da carteira de trabalho assinada, os três últimos holerites ou a última declaração de Imposto de Renda.
  • Os autônomos podem usar contratos de prestação de serviços, declaração de rendimentos atuais (DECORE) assinada e carimbada pelo contador ou a última declaração de Imposto de Renda.
  • Já para pensionistas e aposentados basta apresentar o comprovante de recebimento da aposentadoria ou a última declaração de Imposto de Renda.

Garantias locatícias

Além de toda a documentação e comprovação de renda, é importante lembrar escolher uma garantia locatícia veiculada ao contrato vai trazer muito mais segurança para o seu locador e o imóvel. Elas são usadas como garantia se o inquilino não pagar o aluguel. Aqui estão as principais opções para você entender melhor.

Fiador

O fiador é uma maneira comum de garantir um aluguel e durante muito tempo foi a mais utilizada no Brasil. Se o locatário não pagar o valor devido, é o fiador quem precisa assumir a dívida. Para ser fiador, a pessoa precisa ter pelo menos um bem quitado e uma renda três vezes maior que o valor do aluguel. Nesse caso, será preciso a apresentação de documentos do fiador e cônjuge, da mesma forma que do inquilino.

Caução

Outra forma é oferecer uma caução, que pode ser até três aluguéis antecipados. Além do dinheiro, o locatário também pode oferecer outros tipos de propriedade, como terrenos, salas comerciais ou outra casa. Importante lembrar que caso seja utilizado o dinheiro, ele deve ser depositado em uma conta no nome do proprietário e vinculado ao contrato de locação.

Seguro fiança

Sendo considerada uma garantia locatícia moderna, o seguro fiança dispensa o uso de caução ou um fiador. Com ele, uma instituição financeira garante o pagamento, por meio de um seguro. O preço varia entre seguradoras, mas geralmente é menor que o valor da caução e pode ser parcelado.

Título de capitalização

O título de capitalização é uma contribuição mensal feita pelo locatário. Ele oferece a chance de ganhar prêmios em dinheiro e sorteios durante o contrato. Depois, o dinheiro investido pode ser resgatado com correção ao final do período.

Por onde começar?

Claro que listamos aqui tudo o que é necessário de documentação para a locação, porém, antes disso, existe um passo muito importante: a análise de cadastro, famosa análise de ficha.

Com apenas o CPF ou CNPJ do candidato à locação, você consegue dados importantes e um aval de se esse será um bom inquilino ou não. Para isso, não basta fazer uma consulta de Score e do Serasa, pois eles são limitados e muitas vezes possuem um alto custo.

No formato convencional, isso exigiria muito tempo da sua equipe e dinheiro da sua empresa, porém, atualmente existem plataformas que facilitam e muito esse trabalho. Você consegue com um preço justo e poucos cliques, ter uma análise cadastral completa.

Experimente a análise mais completa do mercado: Alude. Ela oferece o melhor preço e disponibiliza os resultados na hora.

O que ela analisa?

  • Score, dívidas e cheques devolvidos: dados de restrição e negativação diretamente de birô de crédito.
  • Protestos em mais de 2 mil cartórios: verificamos se alguém protestou seu cliente em cartórios de todo o Brasil.
  • Processos judiciais no Brasil inteiro: checamos em mais de 115 tribunais, em todos os estados do Brasil e em todas as instâncias.
  • Estimativa de renda e muito mais: estimativa de renda com inteligência artificial, empresas que foi sócio, telefones e muito mais!

Clique aqui e faça um teste gratuito.

Sobre a Alude

A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.

Renato J. Lopes
O autor

Renato J. Lopes

Renato é editor do AludeNews e redator no blog da Alude. Trabalha com redação e geração de conteúdo desde 2006, tendo passado por várias agências de publicidade no estado do Paraná ajudando marcas a crescerem e se destacar em seus mercados regionais. Há 5 anos faz conteúdo focado no mercado imobiliário, ajudando corretores, gestores, donos de imobiliárias e profissionais da área a alavancarem seus negócios de forma estratégica e assertiva. Ele é especialista em transformar informações técnicas em conteúdo direto ao ponto. Nas horas vagas você o encontra jogando jogos de tabuleiro, praticando sua "mente estratégica".

Compartilhe este post