Já passou pela situação do inquilino não transferir a conta de luz para o próprio nome? Isso pode complicar a vida do proprietário. Mas relaxa! Neste artigo, vamos te explicar o que fazer e como evitar problemas no futuro.
E aí, meu corretor! Quando alguém aluga um imóvel, geralmente precisa transferir a conta de energia elétrica para o seu nome, certo? Mas o que fazer se o inquilino não fizer essa transferência?
Você sabe como agir? O que isso pode causar? O que a lei diz sobre isso? Vamos entender tudo isso e muito mais.
Comece agora um teste grátis! Cadastre um contrato em menos de 3 minutos e veja como é simples e rápido.
Faça um teste grátisA resposta curta para essa pergunta é: agir rapidamente! A transferência das contas é uma questão importantíssima que deve ser feita logo no início da locação. Se o inquilino não transfere conta de luz, pode trazer problemas para o proprietário, desde complicações financeiras até problemas legais.
Pode parecer simples, mas quando o inquilino não transfere a conta de luz para o seu nome, a atenção deve ser redobrada.
A energia elétrica está associada ao titular da conta, não ao imóvel. Se os pagamentos não forem feitos, a energia pode ser cortada e a pessoa pode até ser negativada. Isso significa que as dívidas vão para o CPF registrado na conta.
💡 Se o novo inquilino não transfere a conta de luz ao entrar no imóvel e houver dívidas, quem fica negativado é o proprietário!
O artigo 23 da Lei do Inquilinato prevê que o locatário é obrigado a pagar as despesas de telefone e de consumo de força, luz e gás, água e esgoto.
Isso já dá segurança para o proprietário caso ele receba o imóvel com pendências. Esse respaldo legal permite recorrer à justiça para que o inquilino regularize as contas ou reembolse os valores.
No entanto, os tribunais entendem que, mesmo alugado, se a conta de energia está no nome do proprietário, é ele quem deve pagar. A energia está ligada à pessoa que fez o contrato, não ao imóvel.
💡 Por isso é tão importante acompanhar quando o inquilino não transfere a conta de luz e orientar esse processo.
Como já falamos, se a conta está no nome do inquilino e ficam débitos pendentes depois que o imóvel é devolvido, tudo certo!
Os débitos continuam sendo do locatário, pois a energia é uma obrigação pessoal.
💡 Só que é bem comum que as empresas de energia exijam o pagamento dos débitos anteriores para ligar a luz para o novo locatário, mas isso é considerado abusivo. Segundo o artigo 128 da resolução 414/2010 da ANEEL, a distribuidora não pode recusar o ligamento ou troca de titularidade devido a débitos em nome de terceiros.
A distribuidora deve ligar a energia ou alterar a titularidade para o novo locatário com base na apresentação do contrato de locação.
Por outro lado, se a conta está em nome do proprietário, infelizmente, ele terá que pagar a dívida e depois tentar cobrar do locatário.
Você digita um CPF ou CNPJ e recebe instantaneamente o melhor relatório para fazer sua análise cadastral para locação.
Faça um teste grátisA Lei do Inquilinato não deixa claro quem é responsável quando o inquilino não transfere a conta de luz e outras contas de consumo para o seu nome. Ainda assim, os tribunais têm entendido que a obrigação dessa transferência é do próprio inquilino. Essa interpretação se baseia na resolução da ANEEL nº 414/2010. Inclusive, se o contrato de aluguel não especificar quem tem essa responsabilidade, o inquilino é quem deve fazer isso.
O que todos proprietários desejam ao alugar, é que não sejam surpreendidos por cobranças pendentes de pagamentos.
Algumas medidas simples e práticas podem evitar problemas quando o inquilino não transfere a conta de luz:
Gerir vários imóveis em uma carteira imobiliária não é nada fácil e pode exigir bastante tempo do seu time. Porém, não precisa ser assim.
Com a Alude, você automatiza suas cobranças, repasses e emite relatórios de todas as transações da plataforma.
Basta cadastrar os dados da locação e deixar o sistema assumir o controle.
💡 Que tal fazer um teste grátis? Clique aqui para criar uma conta e configurar sua primeira locação agora!
Faça cobranças, reajustes e repasses automáticos. Dimob simplificado, além de relatórios completos com todas as movimentações financeiras.
Faça um teste grátisA Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.
Zé Fagotti é redator na Alude. Especializado em redação criativa pela Redhook School e apaixonado por empoderar profissionais através do conhecimento prático. Com mais de 10 anos de experiência na web, Zé já produziu diversos blogs, programas de rádio, TV, colunas de revistas e agora demonstra essa paixão escrevendo artigos que ajudam a Alude na missão de descomplicar mercado imobiliário para corretores, imobiliárias e administradores de imóveis. Ele domina a arte de traduzir leis complexas em linguagem simples e acessível, além de trazer estratégias imobiliárias e dicas de gestão de aluguel, transformando o conhecimento em uma ferramenta poderosa para o sucesso dos seus leitores. Nas horas vagas o Zé não desgruda do seu filho Inácio e se você não encontrar ele escrevendo ou com o bebê, provavelmente ele deve estar no tatame treinando karatê.