Logotipo da Alude
Blog
Template Capa Blog Alude
Direito imobiliário

Exoneração do fiador: Como funciona e como fica a locação?

Entenda como funciona a exoneração do fiador no contrato de locação. Saiba quando ela pode acontecer, como agir para proteger o imóvel e garantir segurança na locação.

Foto Perfil Autor Zé Fagotti
Escrito por Zé Fagotti
24 Out 2024·
6 min de leitura

💡 Principais conclusões

  1. O artigo 39 da Lei do Inquilinato diz que qualquer garantia locatícia se estende até a devolução do imóvel, mas como tudo nessa vida, tem as exceções. A exoneração do fiador é um recurso especial que dá direito ao fiador de sair do contrato de locação em alguns casos específicos.
  2. No entanto, a Lei do Inquilinato é bem clara. Após a notificação de exoneração do fiador, ele ainda tem responsabilidade com o locador por 120 dias da data da solicitação. E o locatário precisa apresentar uma nova garantia para continuar no imóvel.
  3. Não dá para simplesmente aceitar qualquer um como garantia e torcer para que tudo dê certo. Conhecer bem o histórico financeiro do fiador é fundamental para garantir que ele cumpra com suas responsabilidades até o fim do contrato.

E aí, meu corretor! Você já viu alguém chegar na imobiliária todo animado para ser fiador de um locatário? Eu nunca.

Ser fiador de aluguel não é o sonho de consumo de ninguém. Afinal, quem quer se responsabilizar pelas dívidas de outra pessoa?

Mas essa figura é essencial nos contratos de locação, porque garante que o proprietário vai receber o aluguel, mesmo se o inquilino escorregar no pagamento.

Só que não é qualquer um que pode assumir esse papel. Os fiadores devem ter uma renda estável, um bem quitado e um nome limpo na praça. Caso seja casado, o cônjuge precisa concordar com a fiança e assinar o contrato de locação também.

E, cá entre nós, encontrar alguém que aceite essa responsabilidade não é fácil.

Ainda que o locatário tenha essa pessoa. Ser fiador não é brincadeira, e muitos podem querer a exoneração dessa responsabilidade.

Então vamos descobrir o que é essa exoneração do fiador, como fazer e o que acontece com a locação depois disso.

O que é exoneração do fiador?

Exoneração do fiador é um recurso especial que dá direito ao fiador de pedir para sair do contrato de locação.

Sim, isso pode acontecer! O cara que aceitou garantir o pagamento do aluguel, em alguns casos, pode se desligar dessa responsabilidade.

imagem O que é exoneração do fiador?
Visualizar

Você, corretor, precisa entender esse processo para orientar o próprio fiador, quanto o locador e locatário.

Exoneração da fiança é um tema importante no mercado imobiliário, porque pode gerar grandes impactos no contrato de aluguel.

Ninguém quer ficar com uma locação desprotegida, né?

Então continue a leitura e vamos ver quando e como a exoneração do fiador pode acontecer.

Quando pode ocorrer a exoneração do fiador?

Via de regra, de acordo com o artigo 39 da Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), qualquer garantia locatícia se estende até a devolução do imóvel, ainda que aconteça a prorrogação da locação por prazo indeterminado. Mas, como tudo nessa vida, existem exceções. Algumas situações específicas permitem a exoneração do fiador.

Vamos ver melhor quando a possibilidade de exoneração do fiador pode acontecer.

Quando pode ocorrer a exoneração do fiador?
Visualizar

De acordo com o artigo 40, o fiador pode solicitar a exoneração em 3 cenários principais:

  1. Fim do prazo do contrato: Na locação por prazo determinado, quando o contrato atinge o prazo inicialmente acordado e se torna indeterminado, o fiador tem o direito de se desligar.
  2. Alterações nas condições do contrato original: Outra situação em que o fiador pode pedir exoneração é quando o contrato sofre mudanças significativas, como renovação, ou até uma mudança de proprietário do imóvel. Se o contrato mudar, sem que o fiador tenha concordado, ele pode pedir para sair do jogo.
  3. Alterações financeiras: Se houver mudanças na situação financeira, como perda do bem, ou queda brusca de renda, o locador pode ficar em apuros. Com isso, pedir a exoneração do fiador e uma nova garantia pode evitar um risco maior.

Se o contrato de locação for de prazo indeterminado, isso poderá ser feito a qualquer momento.

Como o fiador pode solicitar a exoneração?

O fiador tem o direito de se exonerar quando quiser, conforme as situações que discutimos no tópico anterior.

Primeiro de tudo, o fiador precisa notificar o locador por escrito. Ele deve enviar uma carta registrada ou utilizar outro meio que garanta que o locador foi notificado adequadamente

Como o fiador pode solicitar a exoneração?
Visualizar

A carta deve conter os detalhes do contrato e a manifestação explícita do desejo de ser exonerado dos efeitos da fiança.

No entanto, a Lei do Inquilinato é bem clara. Após a notificação de exoneração do fiador, ele ainda tem responsabilidade com o locador por 120 dias da data da solicitação.

O inquilino deve, então, encontrar uma nova garantia locatícia, seja outro fiador, seguro-fiança, caução ou desocupar o imóvel.

Esse prazo existe justamente para proteger o locador, garantindo que ele não fique desamparado.

O que acontece com a locação depois de exoneração do fiador?

Quando o fiador decide pedir exoneração, o impacto no contrato de locação pode ser grande. Tanto o locador quanto o inquilino precisam estar atentos ao que pode acontecer a partir daí.

Essa mudança na garantia do aluguel pode, sim, abalar a relação entre as partes, principalmente se não for bem gerenciada por você.

Após a exoneração do fiador, o patrimônio do locador fica em risco. Nesse caso, você deve agir para garantir a segurança da locação, podendo exigir novo fiador ou outra garantia.

O que acontece com a locação depois de exoneração do fiador?
Visualizar

Ainda de acordo com o artigo 40, se o inquilino não conseguir encontrar uma nova garantia 30 dias após a notificação, o locador pode tomar medidas legais. O ação de despejo é uma das alternativas, justamente para proteger o locador de eventuais prejuízos.

A melhor saída para evitar maiores problemas é garantir que o locatário esteja bem informado sobre o prazo e as alternativas de garantia.

Você, corretor, pode orientar o locatário a buscar soluções rápidas. A contratação de uma nova garantia como o caução Alude, pode ser uma saída mais prática e segura do que encontrar um novo fiador.

Então, a exoneração do fiador não precisa ser o fim do mundo, mas precisa de agilidade para que a locação continue segura.

Como evitar problemas com a exoneração do fiador?

Corretor, evitar dores de cabeça com a exoneração do fiador começa lá no início da negociação! Conhecer bem o histórico financeiro do fiador é fundamental para garantir que ele cumpra com suas responsabilidades até o fim do contrato.

Não dá para simplesmente aceitar qualquer um como garantia e torcer para que tudo dê certo, né?

Escolha bem o fiador! Sempre analise o perfil do fiador com cautela.

Verifique se ele tem uma boa condição financeira e estável o suficiente para arcar com as obrigações, caso o inquilino não pague.

Por isso, a nossa ferramenta de análise de ficha é indispensável para todas as imobiliárias.

Com ela, você faz uma avaliação completa, identificando possíveis riscos antes mesmo de assinar o contrato. Olha só como é fácil e rápido!

Dívidas, endereços, telefones, onde já trabalhou, estimativa de renda, patrimônio e até antecedentes judiciais em tribunais de todo o Brasil. Tudo isso é entregue em segundos, em um relatório bonito e bem organizado, usando apenas um CPF ou CNPJ.

Clique aqui para fazer um teste grátis. É rapidão e garante que o imóvel esteja salvo de todo perigo de inquilinos não confiáveis.

Sobre a Alude

A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.

Foto Perfil Autor Zé Fagotti
O autor

Zé Fagotti

Zé Fagotti é redator na Alude. Especializado em redação criativa pela Redhook School e apaixonado por empoderar profissionais através do conhecimento prático. Com mais de 10 anos de experiência na web, Zé já produziu diversos blogs, programas de rádio, TV, colunas de revistas e agora demonstra essa paixão escrevendo artigos que ajudam a Alude na missão de descomplicar mercado imobiliário para corretores, imobiliárias e administradores de imóveis. Ele domina a arte de traduzir leis complexas em linguagem simples e acessível, além de trazer estratégias imobiliárias e dicas de gestão de aluguel, transformando o conhecimento em uma ferramenta poderosa para o sucesso dos seus leitores. Nas horas vagas o Zé não desgruda do seu filho Inácio e se você não encontrar ele escrevendo ou com o bebê, provavelmente ele deve estar no tatame treinando karatê.

Compartilhe este post