Aprimore a gestão financeira da imobiliária, conheça a regulamentação aplicável e o processo de financiamento.
O sistema financeiro imobiliário é uma engrenagem fundamental da economia e, lidar com ele, é algo que faz parte das atividades de quem quer entrar no mercado de imóveis ou já está nele.
Esse sistema é formado por um conjunto de instrumentos financeiros, instituições e mercados que facilitam a compra, a venda, a locação e o investimento em propriedades.
Navegar por esse mar de possibilidades pode ser mais fácil do que você imagina, e um entendimento básico pode ser a chave para a realização de bons negócios no mercado imobiliário.
Na Alude, nós garantimos que diversos procedimentos do dia a dia do corretor e da imobiliária sejam facilitados por meio de uma plataforma simples de gestão de aluguel e outros processos imobiliários.
O Sistema Financeiro Imobiliário consiste em mecanismos de financiamento que facilitam a compra, a venda e a construção de imóveis. Você encontra aqui os principais sistemas de financiamento do Brasil e como eles são regulados.
O SFH é a parte mais antiga do sistema imobiliário brasileiro, criado para facilitar o acesso à casa própria. Os recursos vêm principalmente da caderneta de poupança e do FGTS.
💡 Bancos e instituições financeiras autorizadas utilizam tais fundos para conceder financiamentos com taxas de juros limitadas por lei.
Diferente do SFH, o SFI foi criado para suprir as necessidades do mercado imobiliário fora das amarras do SFH, sem limites de valor para os imóveis ou para a renda dos tomadores do crédito. Operado principalmente por bancos e instituições financeiras, não é restrito a fundos de poupança ou FGTS.
💡 A regulamentação do Sistema Financeiro Imobiliário é assegurada pela Lei nº 9.514, de 20 de novembro de 1997, que instituiu a alienação fiduciária como garantia nos financiamentos imobiliários.
O Banco Central regula os agentes financeiros e monitora as operações, garantindo a estabilidade e a confiança no sistema.
Quando alguém decide comprar uma casa ou apartamento através de financiamento imobiliário, é preciso passar por algumas etapas.
Por isso, entender o sistema financeiro imobiliário ajuda corretores e imobiliárias a compreenderem os processos e a se prepararem melhor para a venda de imóveis.
A análise de crédito é o primeiro passo no financiamento dentro de um sistema financeiro imobiliário.
O banco vai verificar a idade, renda, histórico financeiro e compromissos de dívida para decidir se a pessoa é um bom candidato para receber o empréstimo. Essa análise determina também o valor máximo que pode ser financiado.
Para prosseguir, o interessado em adquirir o imóvel deve apresentar uma série de documentos, como RG, CPF, comprovantes de renda e residência. A documentação também inclui o registro do imóvel no cartório de registro de imóveis, o que comprova a legalidade e a existência do bem.
É possível usar o FGTS para pagar parte do imóvel ou as parcelas do financiamento no sistema financeiro imobiliário. Contudo, existem regras, como tempo mínimo de contribuição e não possuir outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
As condições e taxas de juros variam entre bancos e dependem do valor financiado e do perfil do cliente no sistema financeiro imobiliário. Existem taxas mais atrativas no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), além de programas do governo com juros mais baixos.
💡 Lembre-se de que os juros afetam diretamente o valor total que será pago pelo imóvel.
Quando os clientes pensam em financiar um imóvel, é interessante que imobiliárias e corretores entendam que o comprador deseja conhecer as vantagens de adquirir uma propriedade própria e os riscos.
O comprometimento da renda e o planejamento financeiro serão fatores-chave ao longo desse processo.
O gerenciamento eficiente das suas finanças imobiliárias é o que vai garantir o sucesso financeiro do empreendimento imobiliário. Nesse sentido, é bom que imobiliárias e corretores conheçam o sistema financeiro imobiliário e adotem estratégias para otimizar suas operações.
Você pode contar com o apoio de toda nossa equipe Alude! Com anos de experiência no mercado, nós garantimos a eficácia e a qualidade nos serviços de automação de processos imobiliários.
Nossa missão é realizar a integração de plataformas e de processos para que o desempenho do seu negócio seja otimizado ao máximo.
Para saber mais sobre serviços específicos e testar gratuitamente nossa ferramenta, acesse:
Faça cobranças, reajustes e repasses automáticos. Dimob simplificado, além de relatórios completos com todas as movimentações financeiras.
Faça um teste grátisA Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.
Zé Fagotti é redator na Alude. Especializado em redação criativa pela Redhook School e apaixonado por empoderar profissionais através do conhecimento prático. Com mais de 10 anos de experiência na web, Zé já produziu diversos blogs, programas de rádio, TV, colunas de revistas e agora demonstra essa paixão escrevendo artigos que ajudam a Alude na missão de descomplicar mercado imobiliário para corretores, imobiliárias e administradores de imóveis. Ele domina a arte de traduzir leis complexas em linguagem simples e acessível, além de trazer estratégias imobiliárias e dicas de gestão de aluguel, transformando o conhecimento em uma ferramenta poderosa para o sucesso dos seus leitores. Nas horas vagas o Zé não desgruda do seu filho Inácio e se você não encontrar ele escrevendo ou com o bebê, provavelmente ele deve estar no tatame treinando karatê.