Hoje em dia, tudo é digital. Do supermercado, ao restaurante e compras, o brasileiro já se acostumou a pedir pelo computador e celular. Por que no mercado imobiliário seria diferente? Assim surgiu a imobiliária digital, que está revolucionando o setor, eliminando a burocracia e oferecendo eficiência. Saiba mais sobre como elas funcionam e as vantagens de rodar uma operação 100% online.
Com a globalização e a digitalização dos processos do dia a dia, surgiram empresas que estão revolucionando o jeito de fazer negócios.
Aplicativos de transporte estão substituindo os tradicionais métodos de locomoção e até as compras do mercado. Da mesma forma, os apps de comida poupam tempo de quem não pode cozinhar ou prefere ter sua refeição em casa.
Nessa mesma direção, a imobiliária digital está acabando com a burocracia e facilitando a vida de quem quer comprar ou alugar um imóvel.
Chamamos de imobiliária digital, o modelo de negócio que oferece serviços imobiliários de forma totalmente online. Podendo ter ou não um escritório físico, já que a imobiliária opera totalmente pela internet.
Ela é uma operação que utiliza informação e tecnologia para gerenciar o negócio e a relação com o cliente. Assim, todo o processo da imobiliária é feito pela plataforma da empresa.
Isso facilita e muito o contato com locadores, locatários, compradores de imóveis e corretores, que resolvem tudo de forma mais cômoda e prática.
Diferente do que possam pensar, a imobiliária digital oferece todos os serviços disponíveis em uma imobiliária tradicional. Confira a lista:
Para a operação rodar de forma eficiente e ter a preferência de seus clientes, algumas práticas são recomendadas.
Para controlar todas as tarefas diárias e garantir eficiência na gestão de contratos, é necessário usar uma plataforma que facilite o trabalho.
Não adianta ter uma imobiliária online se os processos são manuais e demorados, ou se a equipe precisa preencher muitas planilhas e relatórios.
Já existem plataformas que gerenciam a operação quase que sozinhas, exigindo pouco esforço para obter ótimos resultados.
Para qualquer imobiliária, o site é algo importante, mas para a digital, é ainda mais relevante. Você precisa ter uma presença digital e de qualidade.
O seu site precisa ser intuitivo e construído com boas práticas do mercado para aparecer entre os primeiros resultados das buscas. Quem sabe até uma boa estratégia de conteúdo?
No digital, tudo precisa ser fácil, ágil e sem burocracia. Já imaginou o seu cliente tentando acessar o seu site e não conseguir visualizar os imóveis, as fotos não abrirem, ou ainda pior, ter fotos de péssima qualidade?
Sem um site de alta performance, nem adianta tentar ser digital. O trabalho começa por aí. E tem mais. Pense que o cliente precisará saber tudo do imóvel, conhecer o máximo possível, sem conversar com um corretor. Isso no caso das pessoas visitarem o site da sua imobiliária.
Como alcançar mais pessoas e despertar o interesse nos imóveis da sua carteira? É por meio de campanhas digitais, em redes sociais e sites de busca. Uma divulgação bem feita vai ajudar a alcançar o público de pessoas que buscam imóveis.
É importante ter um perfil em redes sociais bem configurado. Posts relevantes para os seus clientes vão dar alguns pontinhos de forma orgânica, apenas com as postagens. Claro, que para isso, existem muitas estratégias possíveis para se destacar.1
Assim, você vai dar todas as ferramentas para o cliente analisar o imóvel e assim que desejar, entrar em contato com um corretor para marcar uma visita. Ali também é o momento do profissional de atendimento brilhar e atender bem ao cliente, sem forçar ou oferecer imóveis que não são do seu interesse.
Depois, quando for a hora de fechar negócio, é tudo sem burocracia. O contrato pode ser assinado de maneira eletrônica, sem precisar ir até o cartório, e os pagamentos podem ser efetuados online.
Ser digital é uma grande vantagem para a imobiliária, pois elimina processos burocráticos e torna os negócios mais ágeis.
Para proprietários, compradores e inquilinos as vantagens são:
Como já falamos, o site imobiliário é o começo de tudo. Ele é a vitrine da imobiliária digital e a principal porta de acesso aos produtos e serviços.
Depois disso, ter um processo fácil de assinatura eletrônica de contratos e de formas de pagamento online, o que otimiza o seu trabalho e da sua equipe, além de economizar tempo do cliente.
Por último, mas não menos importante, digitalizar processos na imobiliária é essencial. Ter uma plataforma para otimizar processos é a direção natural do mercado. Por isso, é necessário investir em uma boa plataforma de gestão imobiliária para estar verdadeiramente digital.
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Renato é editor do AludeNews e redator no blog da Alude. Trabalha com redação e geração de conteúdo desde 2006, tendo passado por várias agências de publicidade no estado do Paraná ajudando marcas a crescerem e se destacar em seus mercados regionais. Há 5 anos faz conteúdo focado no mercado imobiliário, ajudando corretores, gestores, donos de imobiliárias e profissionais da área a alavancarem seus negócios de forma estratégica e assertiva. Ele é especialista em transformar informações técnicas em conteúdo direto ao ponto. Nas horas vagas você o encontra jogando jogos de tabuleiro, praticando sua "mente estratégica".