Será preciso grandes estruturas para fazer boas fotos imobiliárias? Nem sempre! Neste conteúdo, iremos dar algumas dicas de como fazer fotos hipnotizantes com o seu próprio celular. Vem com a gente e confira:
A fotografia imobiliária é uma das ferramentas mais poderosas para atrair pessoas e fechar contratos de aluguel e vendas. Em um mercado competitivo, boas fotos podem ser o diferencial que destaca o seu imóvel entre muitos outros.
Quer saber a melhor parte? Você não precisa de um equipamento profissional caro para conseguir imagens incríveis. Com algumas técnicas e cuidados, é possível usar seu próprio celular para criar fotos hipnotizantes e capturar a atenção de quem está procurando por um novo lar.
Neste conteúdo preparamos quatro dicas práticas para transformar sua fotografia de imóveis e destacar sua carteira no mercado de vendas ou locação.
Essa dica é uma das mais valiosas. Saber aproveitar bem a luz natural do dia vai trazer um diferencial enorme para a fotografia de imóveis.
A luz é um dos elementos mais cruciais na fotografia, especialmente na fotografia imobiliária. A luz natural, em particular, é a sua melhor aliada. Ela ajuda a destacar as cores reais, cria uma atmosfera acolhedora e elimina sombras indesejadas.
Se a iluminação natural não for suficiente, use lâmpadas de luz branca para complementar. Posicione-se de modo que a luz natural fique atrás de você ou lateralmente, iluminando o espaço de forma equilibrada.
Não basta uma boa máquina e uma boa iluminação. Compor bem cada um dos ambientes e utilizar os ângulos certos, vão fazer com que cada imagem se torne praticamente uma obra de arte.
A regra dos terços é uma técnica de composição que pode transformar suas fotos. Imagine que a tela do seu celular está dividida em nove partes iguais, com duas linhas horizontais e duas verticais. Posicione os elementos principais da cena ao longo dessas linhas ou em seus pontos de interseção.
Nos celulares mais modernos, essas marcações já são disponíveis e você tem a facilidade de fazer as imagens já utilizando elas.
Menos é mais quando se trata de fotografia imobiliária. Remova objetos desnecessários que podem desviar a atenção do espectador. Certifique-se de que o ambiente esteja limpo e organizado antes de fotografar.
Se houverem moradores, peça para que eles organizem os espaços antes das fotos. Não é legal encontrar ambientes bagunçados, roupas penduradas no varal, louça suja, e etc. Técnicas de home staging podem te ajudar nisso.
Por melhor que as câmeras sejam, nem sempre as imagens saem 100%. Por isso, antes de publicar as fotos em seus site, é importante realizar ajustes de edição, que vão fazer delas perfeitas.
Os aplicativos de edição de fotos podem corrigir imperfeições e melhorar a qualidade das suas imagens. Ferramentas como ajuste de brilho, contraste, saturação e nitidez são essenciais.
Filtros podem adicionar um toque especial às suas fotos, mas devem ser usados com moderação. Prefira filtros que realçam a luz natural e as cores reais do ambiente. Ferramentas de correção de cor ajudam a manter a uniformidade das cores em todas as suas fotos, criando uma apresentação coesa do imóvel.
Quem tem uma boa caminhada no mercado imobiliário, sabe quais são os pontos fortes de cada imóvel. Seja a localização, uma sala de estar diferenciada, ou até mesmo um quarto de luxo, são esses pontos que farão a diferença na hora de fechar um negócio.
Concentre-se em áreas que costumam ser mais valorizadas, como a sala de estar, cozinha e quartos.
Não se esqueça de fotografar detalhes e amenidades que podem ser um diferencial para seu imóvel.
A aparência externa do imóvel é tão importante quanto seu interior. Inclua fotos da fachada, jardim, garagem e áreas comuns do prédio ou condomínio. Elas ajudam a dar uma visão completa do imóvel e de seu entorno.
Imagine que você está navegando por um site de imóveis em busca da casa dos seus sonhos. Você clica em um anúncio e, em vez de imagens nítidas e atraentes, se depara com fotos escuras, desfocadas e mal enquadradas. Qual seria sua reação? Muito provavelmente, você fecharia a página e partiria para o próximo anúncio.
Essa reação é comum entre compradores de imóveis. A fotografia imobiliária desempenha um papel crucial na primeira impressão que um imóvel causa. Funciona como uma vitrine, oferecendo uma oportunidade valiosa para conquistar o interesse do comprador.
Por isso, as imagens precisam ser uma parte constante do marketing digital para imobiliárias, e nunca devem ser subestimadas. Confira os principais motivos para utilizar fotos de alta qualidade:
As imagens são o primeiro elemento a chamar a atenção dos compradores em potencial. Fotos de alta qualidade aumentam significativamente a probabilidade de um comprador clicar em um anúncio e explorar mais detalhes.
Fotos bem feitas sugerem profissionalismo por parte do agente imobiliário, transmitindo confiança ao comprador. Uma apresentação visualmente atraente pode refletir a seriedade e competência do profissional ou da imobiliária.
Fotografias bem feitas revelam o potencial de um imóvel, mesmo que ele tenha algumas características menos atraentes. Uma boa fotografia destaca os pontos fortes do imóvel e minimiza os pontos fracos, ajudando o comprador a enxergar além das imperfeições.
Fotos detalhadas e informativas economizam tempo para ambas as partes. Os clientes podem fazer uma triagem mais eficaz dos imóveis que realmente lhes interessam, enquanto vendedores e corretores atraem clientes mais sérios e qualificados.
Muitas vezes, a decisão de visitar pessoalmente um imóvel é fortemente influenciada pelas fotos. Imagens atraentes e bem executadas levam a mais visitas e, eventualmente, aumentam as chances de venda.
Portanto, antes de listar um imóvel, lembre-se de que a fotografia imobiliária de alta qualidade é um investimento que faz toda a diferença no processo de fechamento de negócios. Ela é a porta de entrada para a bem-sucedida venda ou locação de um imóvel.
A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.
Zé Fagotti é redator na Alude. Especializado em redação criativa pela Redhook School e apaixonado por empoderar profissionais através do conhecimento prático. Com mais de 10 anos de experiência na web, Zé já produziu diversos blogs, programas de rádio, TV, colunas de revistas e agora demonstra essa paixão escrevendo artigos que ajudam a Alude na missão de descomplicar mercado imobiliário para corretores, imobiliárias e administradores de imóveis. Ele domina a arte de traduzir leis complexas em linguagem simples e acessível, além de trazer estratégias imobiliárias e dicas de gestão de aluguel, transformando o conhecimento em uma ferramenta poderosa para o sucesso dos seus leitores. Nas horas vagas o Zé não desgruda do seu filho Inácio e se você não encontrar ele escrevendo ou com o bebê, provavelmente ele deve estar no tatame treinando karatê.