O uso do título de capitalização aluguel como garantia gera muitas dúvidas. Quais as vantagens e desvantagens dessa modalidade e como ela se compara a outros tipos de garantia? Vem com a gente e confira neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Na hora de fechar o contrato de locação, o inquilino fica em dúvida em qual garantia locatícia escolher. A Lei do Inquilinato oferece várias modalidades, como a fiança, a caução, o seguro fiança e o título de capitalização.
Neste texto, vamos focar mais nessa última e a forma de como usar o título de capitalização no aluguel como garantia, quando falta um fiador.
O título de capitalização como garantia é usado para assegurar que uma negociação de aluguel de imóvel e funciona da mesma forma como outras modalidades, como o fiador ou caução.
Basta inserir um CPF ou CNPJ para receber, em segundos, um relatório completo e bem organizado com score de crédito, processos judiciais em todo o Brasil, estimativa de renda e muito mais.
Faça um teste grátisNesse caso, o inquilino precisa adquirir um título de capitalização para garantir o contrato de locação. Durante a vigência do contrato, o inquilino ainda participa de sorteios e pode usufruir de assistências técnicas diversas.
Se o contrato não tiver uma quebra, ele ainda pode resgatar o valor atualizado pela TR ou usar o mesmo Título como garantia de outro aluguel. Já no caso da quebra, quem recebe os valores é o proprietário do imóvel.
O processo de obtenção de um título de capitalização para alugar imóveis segue etapas específicas.
O inquilino não pode resgatar o valor investido durante esse período, que permanece como garantia do cumprimento dos termos acordados. Mas, muitos títulos oferecem benefícios extras, como sorteios e prêmios, aumentando seu apelo.
O custo de um título de capitalização para aluguel de imóveis varia dependendo da política da instituição financeira, do valor do aluguel e das condições específicas do contrato.
Geralmente, o valor investido é um múltiplo do montante mensal do aluguel, variando de três a seis vezes esse valor. Além do valor depositado, taxas de administração ou emissão, podem aparecer. O inquilino precisa considerar tudo isso antes de escolher a opção mais vantajosa.
Ao compararmos o título de capitalização como garantia no aluguel, vemos alguns benefícios. Confira a seguir!
É preciso ainda encontrar uma pessoa que tenha renda e patrimônio compatível com o imóvel locado. Isso pode limitar as opções e deixar o processo mais burocrático.
Fora a situação de embaraço que pode criar entre inquilino e fiador, em especial no caso de atraso do aluguel.
Já o seguro fiança é uma modalidade bastante comum. Nele, o inquilino contrata o seguro e, caso atrase o pagamento, a seguradora arca com os custos.
A questão com esse tipo de garantia é que o inquilino não consegue reaver o valor pago pelo seguro, ainda que não atrase o aluguel. No título de capitalização, o valor pode ser devolvido se não houver quebra de contrato, com o resgate.
A caução é feita com um pagamento adiantado de uma só vez, que fica retido em uma conta bancária vinculada ao contrato de locação.
O título de capitalização pode ser parcelado em várias vezes e tem um prazo de vencimento, de acordo com o contrato do título.
→ Saiba mais sobre a Caução, clicando aqui para conhecer a Caução Alude.
Vamos ver como o título de capitalização pode ser uma excelente opção de garantia para o aluguel do seu imóvel:
Flexibilidade no resgate: ao final da locação, o inquilino pode resgatar todo o investimento, corrigido. Desde que cumpra o contrato sem inadimplência.
Sem custos adicionais e sem fiador: a obtenção e renovação do título não possuem custos extras, e não é necessário um fiador para garantir o contrato.
Sem necessidade de comprovação de renda: não é preciso nem ter o nome limpo. Isso torna a garantia acessível mesmo para quem possui restrições de crédito.
Possibilidade de titularidade por terceiros: se não tiver o valor total do título exigido, é viável fazer em nome de um amigo ou familiar. A garantia está vinculada ao imóvel locado.
Benefícios adicionais: algumas seguradoras oferecem serviços extras, sem custos. Chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, entre outros, podem ser solicitados.
Participação em sorteios e prêmios em dinheiro: o inquilino também concorre a sorteios e prêmios em dinheiro, conforme o título de capitalização contratado.
No entanto, é importante considerar algumas desvantagens:
Valor do depósito elevado: o valor do título costuma ser equivalente a seis aluguéis. Isso pode ser alto para alguns inquilinos, comparado a outras formas de garantia mais acessíveis, como fiador, depósito caução e seguro-fiança.
Desconto no resgate antecipado: em caso de resgate antes do término do contrato, o valor pode ser reduzido, conforme o prazo restante. Isso se aplica tanto ao inquilino que deseja sair antes do fim do contrato quanto ao proprietário que precisa resgatar devido à inadimplência.
Autorização do proprietário para o resgate: É necessário garantir que não haja inadimplência por parte do inquilino antes de liberar os fundos.
sua imobiliária:
Com essa modalidade, não há necessidade de buscar e avaliar fiadores, acelerando as análises de ficha. Isso reduz o tempo para fechar os contratos e permite que você se concentre em captação de clientes e imóveis.
Basta inserir um CPF ou CNPJ para receber, em segundos, um relatório completo e bem organizado com score de crédito, processos judiciais em todo o Brasil, estimativa de renda e muito mais.
Faça um teste grátisCom o título de capitalização, há uma redução significativa no risco de inadimplência. O valor depositado pelo inquilino é uma garantia em possíveis débitos, o que dá mais segurança para a imobiliária e locador. Em caso de atrasos ou não pagamento, o valor do título pode compensar as perdas, protegendo os rendimentos da locação.
Essa garantia locatícia simplifica a gestão de contratos. Com uma garantia clara desde o início, não há necessidade de revisões frequentes como em outras modalidades. Isso permite que a imobiliária gerencie contratos de locação de maneira mais eficiente e com menos esforço administrativo, otimizando tempo e recursos.
Adotar o título de capitalização pode fortalecer o relacionamento com os clientes. Visto como menos invasivo e mais direto, essa modalidade dispensa a necessidade de fiador e agiliza a aprovação de crédito. Além disso, esse modelo cria uma atmosfera de confiança e satisfação, contribuindo para a fidelização e recomendação da imobiliária.
Tenha a tranquilidade de aprovar apenas bons inquilinos. Com uma boa aprovação você pode evitar que o seu inquilino traga problemas com reformas indevidas. Uma boa negociação, começa com uma análise completa de cadastro.
Usando apenas o número do CPF do candidato à locação ou venda, você recebe, em segundos, um relatório completo e organizado. Você pode descobrir:
Você digita um CPF ou CNPJ e recebe instantaneamente o melhor relatório para fazer sua análise cadastral para locação.
Faça um teste grátisA Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.
Renato é editor do AludeNews e redator no blog da Alude. Trabalha com redação e geração de conteúdo desde 2006, tendo passado por várias agências de publicidade no estado do Paraná ajudando marcas a crescerem e se destacar em seus mercados regionais. Há 5 anos faz conteúdo focado no mercado imobiliário, ajudando corretores, gestores, donos de imobiliárias e profissionais da área a alavancarem seus negócios de forma estratégica e assertiva. Ele é especialista em transformar informações técnicas em conteúdo direto ao ponto. Nas horas vagas você o encontra jogando jogos de tabuleiro, praticando sua "mente estratégica".