Se você está querendo aumentar sua carteira de imóveis para alugar, tem que dar uma olhada nessas estratégias práticas. Vem com a gente e explore tanto técnicas de captação ativa quanto passiva para superar os desafios mais comuns do mercado de locações.
E aí, meu corretor, você já entrou em uma loja para comprar uma coisa e encontrou as prateleiras vazias? Se isso já aconteceu, com certeza você deve ter desconfiado da qualidade dessa loja, né? Por isso, entender a captação de imóveis para locação é tão importante para a imobiliária.
Assim como uma loja precisa de produtos para atrair clientes, a imobiliária depende de imóveis para suprir a demanda de locatários em potencial, e olha que são muitos, considerando que o número de imóveis alugados no Brasil cresce ano após ano.
Se você está lendo isso, é porque já entendeu que, para captar mais imóveis para alugar, precisa ter jogo de cintura, fazer uns contatinhos e, claro, entender bem como é o mercado e o que os donos dos imóveis estão querendo.
Neste artigo, vamos explorar práticas para maximizar os resultados na locação. Vem com a gente!
Na hora de fazer a captação de imóveis para locação, você tem duas estratégias principais: a captação ativa e a captação passiva. Cada uma tem suas próprias características para você adaptar suas táticas conforme as demandas da sua região.
Na captação ativa, o corretor assume a rédia. O trabalho é o de sair ao encontro de donos de imóveis que querem alugar e fazer com que eles deixem a administração por conta da imobiliária.
Esse tipo de captação dá mais controle sobre o portfólio de imóveis. O corretor pode se concentrar em áreas específicas ou tipos de imóveis conforme ele prefere trabalhar.
Por outro lado, vai ser necessário muito tempo e energia para encontrar e abordar os proprietários.
Pontos importantes da captação ativa
Nesse tipo de captação, o corretor se concentra em criar uma presença forte para atrair proprietários que querem alugar seus imóveis.
Estratégias passivas têm a intenção de atingir um grande volume de pessoas em uma tacada só. E ainda dá para aproveitar a reputação da imobiliária para atrair proprietários interessados, sem precisar começar do zero.
Porém, uma abordagem exclusivamente passiva pode deixar a carteira de imóveis vulnerável ao mercado. Como os imóveis vêm até a imobiliária, pode haver uma variedade na qualidade das propriedades e isso pode afetar a estratégia da empresa.
Pontos importantes da captação passiva
Vamos falar detalhadamente de algumas estratégias práticas para captação ativa e passiva mais a frente. Por isso, continue a leitura com a gente.
Vamos falar detalhadamente de algumas estratégias práticas para captação ativa e passiva mais a frente. Por isso, continue a leitura com a gente.
Ter uma boa captação de imóveis é uma jornada desafiadora. Desde encontrar os profissionais ideais até adaptar estratégias ao contexto regional. Vamos explorar os desafios mais comuns:
Para elevar o patamar da captação de imóveis para locação, é crucial adotar estratégias inteligentes e eficazes. Vamos ver algumas abordagens que podem impulsionar esse processo.
Conhecimento é poder. Use todo o seu networking e relacionamento com locadores e locatários para ficar atualizado.
Conheça os preços praticados, as regiões mais valorizadas e as preferências dos locatários. Isso vai garantir que você seja mais preciso e eficiente na captação de imóveis para locação.
Por exemplo: se sua empresa está em uma região universitária, será que faz sentido dedicar esforços em captação de imóveis para locação de alto padrão?
Investir em uma formação ou capacitação interna pode garantir uma equipe preparada para enfrentar os desafios da captação com sucesso.
Incentive treinamentos para os captadores poderem avaliar, considerando o local, o estado de conservação e a demanda local.
Além disso, oferecer uma remuneração que combine salário fixo com comissões pode reter o profissional ou o time de captação.
Tanto a captação ativa quanto a passiva têm suas próprias vantagens e desvantagens, mas o segredo para o sucesso na captação de imóveis para locação está no equilíbrio.
Entender as diferenças de cada método permite adaptar suas estratégias de acordo com as demandas do mercado. Essa combinação inteligente pode ajudar a construir uma carteira de imóveis recheada e de qualidade. Isso vai contribuir para o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo.
Dê a coroa ao proprietário. Ofereça um atendimento excepcional, esteja sempre à disposição para ouvir o que eles estão precisando e o que está tirando o sono deles. Busque sempre por formas de valorizar ainda mais o serviço que você oferece.
Quando os donos tão satisfeitos, é mais fácil ganhar a confiança deles. Quanto mais confiança na sua imobiliária, maiores as chances de os proprietários fornecerem novos imóveis para locação.
Quando se trata de captar imóveis para locação, não dá para ficar só na mesmice. O ideal é misturar as abordagens tradicionais com umas ideias mais fora da caixa.
Vamos dar uma olhada em algumas estratégias que podem deixar essa missão muito mais eficiente.
Mesmo com todo o destaque das plataformas online, não podemos ignorar o poder do bom e velho telefone na hora de buscar imóveis.
Buscar por telefones em placas de “ALUGA-SE” ainda pode te jogar na frente e abrir portas para oportunidades que você nem imaginava.
Além disso, telefones em redes sociais e portais de imóveis também servem para expandir as suas chances de captar imóveis extremamente qualificados.
Toda ferramenta procura fazer ou facilitar o nosso trabalho. Assim como uma parafusadeira facilita na hora de montar um móvel, tecnologias especializadas otimizam a captação de imóveis.
Sistemas de gestão de aluguéis, CRM e plataformas de captação podem facilitar a identificação de oportunidades e o gerenciamento de contatos.
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O marketing tem um papel crucial na captação de imóveis para locação. Investir em campanhas de anúncios em redes sociais é fundamental para aumentar a visibilidade da imobiliária e atrair mais proprietários interessados em colocar seus imóveis para locação.
Além disso, é interessante ter um site otimizado e criar conteúdos relevantes em redes sociais para atrair mais proprietários em potencial.
Para captação de imóveis para locação, vale a pena considerar estratégias como:
Os programas de indicação são sucesso em diversos segmentos, por isso sabemos que funciona. No mercado imobiliário, essa ferramenta pode ser essencial para ampliar a rede de contatos e atrair novos imóveis para locação.
Oferecer incentivos aos proprietários que indicarem novos donos de imóveis pode aumentar, e muito, a sua carteira.
Quem disponibiliza imóveis para alugar são os proprietários. Estar onde os donos estão é fundamental para a captação de imóveis.
Estar em eventos do setor como lançamentos e fechar parcerias com profissionais pode abrir portas para oportunidades.
A colaboração com diferentes profissionais do setor imobiliário pode ser um catalisador poderoso para o sucesso na captação de imóveis.
Além das parcerias tradicionais com outras imobiliárias, pense em colaborar com profissionais de áreas relacionadas, como:
Essas parcerias podem agregar valor ao seu trabalho e te apresentar novas oportunidades.
Como você viu no texto, ainda que tenhamos algumas abordagens passivas, muitas estratégias de captação de imóveis para locação são ativas.
O corretor é uma pessoa de relacionamentos. Sendo assim, ele não pode ficar preso na imobiliária com tarefas burocráticas como cobranças, preenchimento de planilhas e relatórios.
Por isso, um sistema de gestão de aluguéis como o da Alude é essencial.
Com ele você coloca sua gestão de aluguéis no piloto automático. Envia notificações e cobranças, inclusive com atualizações de multas e juros, automaticamente.
Além disso, ao receber o pagamento do locatário, a ferramenta já separa a taxa de administração e faz o repasse automaticamente na conta do proprietário.
Faça cobranças, reajustes e repasses automáticos. Dimob simplificado, além de relatórios completos com todas as movimentações financeiras.
Faça um teste grátisA Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.
Zé Fagotti é redator na Alude. Especializado em redação criativa pela Redhook School e apaixonado por empoderar profissionais através do conhecimento prático. Com mais de 10 anos de experiência na web, Zé já produziu diversos blogs, programas de rádio, TV, colunas de revistas e agora demonstra essa paixão escrevendo artigos que ajudam a Alude na missão de descomplicar mercado imobiliário para corretores, imobiliárias e administradores de imóveis. Ele domina a arte de traduzir leis complexas em linguagem simples e acessível, além de trazer estratégias imobiliárias e dicas de gestão de aluguel, transformando o conhecimento em uma ferramenta poderosa para o sucesso dos seus leitores. Nas horas vagas o Zé não desgruda do seu filho Inácio e se você não encontrar ele escrevendo ou com o bebê, provavelmente ele deve estar no tatame treinando karatê.