Como fazer uma excelente administração de imóveis? Donos de imobiliária, gestores e corretores se fazem essa pergunta todos os dias e mas, não existe resposta fácil. É preciso trabalhar muito, adquirir muito conhecimento e ter domínio das melhores plataformas. Confira com a gente neste texto algumas dicas de como otimizar a administração de imóveis e alguns conhecimentos obrigatórios para quem quer atuar com excelência.
Pode parecer, mas fazer uma excelente administração de imóveis não é algo mágico ou impossível. É algo que qualquer pessoa pode fazer, desde que se prepare e tenha as ferramentas certas para isso.
Neste texto vamos te dar algumas dicas de como otimizar a administração de imóveis com dicas práticas e possíveis de serem feitas.
Para começar, administrar um imóvel é uma tarefa de muitas responsabilidades, gerenciamento de cobranças e muito relacionamento. Quanto maior a quantidade de imóveis que você vai administrar, mais complexa a tarefa se torna. Já foi feita a vistoria? Os pagamentos do inquilino estão em dia? Quando será a renovação do contrato?
Para uma pessoa só, ou proprietário, pode ser algo difícil de fazer e que leva muito tempo, por isso, que se contrata o serviço de administração de imóveis para fazer tudo isso e muito mais. Isso traz muito mais tranquilidade para os proprietários.
Existem duas formas muito comuns de administrar imóveis no Brasil: a administração própria (quando o proprietário cuida diretamente da gestão do imóvel) e a administração terceirizada (quando o proprietário contrata uma empresa especializada em administração de imóveis, geralmente uma imobiliária).
Na administração terceirizada, a imobiliária fica responsável por realizar as principais atividades relacionadas. Por meio do contrato de administração de imóveis, ela fica autorizada a cuidar de todo o processo de locação e também administração de aluguel dos imóveis. O que a empresa faz pode variar bastante dependendo de cada empresa, mas costuma estar incluído os seguintes itens:
O serviço de administração de imóveis inclui afazeres que acontecem antes, durante e depois da locação dos imóveis. Se o proprietário quiser, ele não precisa ter nenhum tipo de contato com os inquilinos.
O proprietário, por sua vez, pode acompanhar o desempenho do imóvel através de relatórios e prestações de contas enviadas pela empresa de administração.
Por isso, é recomendável que o proprietário sempre opte por escolher uma empresa de administração de imóveis confiável e com boa reputação no mercado, assim, ele terá tranquilidade e terá um serviço de qualidade alinhado às suas expectativas.
Para fazer uma boa administração é preciso ter conhecimento das leis que tratam sobre os diferentes aspectos da locação.
A lei que rege a locação de imóveis no Brasil, é a Lei do Inquilinato, que também lista os direitos tanto dos proprietários quanto dos inquilinos. Entre os pontos de maior atenção estão o prazo do contrato de locação, as obrigações de ambas as partes da negociação, garantias exigidas e condições para a rescisão do contrato de locação.
Também são importantes o Código Civil (que trata da propriedade e dos direitos dos proprietários), o Código de Defesa do Consumidor (que estabelece as regras para a relação entre locador e locatário) e as normas de urbanismo e meio ambiente também da cidade onde se atua.
Por exemplo, no Código Civil, a Lei 10.406 afirma que o proprietário pode realizar a contratação de uma imobiliária para a administração de seu imóvel. Por isso, é importante ter um bom conhecimento da lei, ou ter um profissional para auxiliá-lo.
Antigamente dava muito mais trabalho e precisava de muito tempo para fazer a administração de imóveis, mas com a tecnologia que temos à disposição hoje, ficou bem mais prático gerenciar, em especial por conta da digitalização dos processos das imobiliárias e a internet das coisas.
Por meio de sistemas de automação, é possível para a imobiliária gerenciar diversas funções do imóvel de forma remota. Em uma visita ao imóvel, por exemplo, é possível liberar o acesso à distância, controlar a iluminação, a temperatura e tudo relacionado à segurança.
Com as novas formas de renderização mais realistas, as visitas aos imóveis agora podem ser feitas de forma totalmente digital, o chamado tour virtual. É uma maneira utilizada pelos corretores de imóveis de reduzir custos e agilizar os processos de locação e venda.
Entender sobre o mercado e transformar isso em ações de marketing, ajudam a divulgar os imóveis e a chegarem ao conhecimento dos interessados. Com o marketing digital, é possível utilizar estratégias de conteúdo e redes sociais, trazendo tráfego para o site e fazendo sua marca ser conhecida e respeitada.
Fazer uma boa aprovação de cadastro, garante que você só terá inquilinos bons e proprietários que não vão te dar trabalho. Algumas ferramentas de análise de ficha, consegue com pouca informação e em tempo recorde, obter todas as informações necessárias sobre possíveis clientes, antes mesmo de fechar um contrato.
Aqui entra uma das principais modernidades que auxiliam na administração de imóveis. Os processos de gestão de uma imobiliária são complexos e em grande quantidade, mas com a plataforma certa, você consegue reduzir tudo isso a alguns cliques.
A utilização da plataforma de gestão imobiliária permite agilizar procedimentos, concentrar dados, monitorar atividades ligadas à administração dos imóveis, integrar com portais, gerar relatórios, automatizar cobranças e repasses, além de outras funcionalidades essenciais.
Uma ferramenta capaz de automatizar cobranças, repasses e emitir relatórios de todas as transações.
Durante o cadastro da locação, primeiro você escolhe se as cobranças serão feitas via pix ou boleto, enviadas por e-mail SMS e WhatsApp.
Cobranças em atraso são ajustadas automaticamente com multa e juros, e você pode escolher enviar a régua de cobranças automática para notificar os locatários ou fazer isso manualmente.
Assim que o inquilino finalizar o pagamento do aluguel, a ferramenta separa a sua comissão automaticamente e faz o repasse para o proprietário na hora. Por isso, o próximo passo é cadastrar o seu proprietário.
O relatório financeiro, permite que você acompanhe todos os dados que envolvem a gestão imobiliária.
Quer ver como funciona na prática? Então, essa é a sua chance! Clique aqui e comece um teste gratuitamente. Cadastre uma locação real ou fictícia em menos de 3 minutos e veja como pode ser bem mais fácil trabalhar com aluguel.
A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.
Renato é editor do AludeNews e redator no blog da Alude. Trabalha com redação e geração de conteúdo desde 2006, tendo passado por várias agências de publicidade no estado do Paraná ajudando marcas a crescerem e se destacar em seus mercados regionais. Há 5 anos faz conteúdo focado no mercado imobiliário, ajudando corretores, gestores, donos de imobiliárias e profissionais da área a alavancarem seus negócios de forma estratégica e assertiva. Ele é especialista em transformar informações técnicas em conteúdo direto ao ponto. Nas horas vagas você o encontra jogando jogos de tabuleiro, praticando sua "mente estratégica".